Ao longo dos anos, as discussões relacionadas com as práticas educativas têm aumentado consideravelmente, onde os pesquisadores da grande área da educação buscam incessantemente por melhorias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. É necessário que os professores utilizem técnicas relevantes para estimular os alunos a buscarem pelo conhecimento no âmbito escolar. Neste sentido, objetivou-se desenvolver uma aula prática de Morfologia e Histologia Vegetal para estudantes do ensino médio, tendo como principal intuito, promover uma contextualização entre o conteúdo teórico descrito no livro didático, e a parte prática com os diferentes órgãos das plantas. O presente trabalho foi realizado no laboratório de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos (E.E.E.M.O.V.S.), localizada no município de Cuité, Paraíba. A aula prática foi ministrada aos alunos do ensino médio, mais especificamente do 1º ano “A”. Inicialmente, foi realizada uma abordagem teórica sobre o assunto proposto, e posteriormente, utilizou-se para o desenvolvimento da aula prática sobre Morfologia Vegetal, alguns órgãos de plantas, como o caule, raiz, folha, fruto, e flor. Em outro momento da aula prática, trabalhou-se o conteúdo de Histologia das plantas, onde se utilizou cortes histológicos dos mesmos órgãos observados pelos alunos anteriormente. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar no microscópio os tecidos vegetais, onde foi solicitado que eles desenhassem no caderno as estruturas e as células, e que em outro momento fizessem uma comparação com os esquemas e figuras presentes no livro didático. Sabendo-se da importância de complementar as aulas teóricas, com aulas práticas, para facilitar na aprendizagem significativa sobre todo o conhecimento repassado de forma expositiva, foi proposta uma observação de órgãos vegetais reais durante a aula no laboratório. Enquanto os alunos analisavam os órgãos vegetais, os ministrantes da aula fizeram indagações pertinentes sobre a função e aplicabilidade daquelas partes das plantas no cotidiano. Em outro momento, foram realizados cortes histológicos dos órgãos vegetais, e colocados em lâminas específicas para serem visualizados no microscópico. Os alunos ficaram muito empolgados com a proposta, e fizeram questionamentos em relação ao formato das células, e porque não se consegue enxerga-las a olho nu. Diante do exposto, conclui-se que é essencial o desenvolvimentos de atividades que estimulem a busca por conhecimentos dos alunos no âmbito escolar. A aula prática envolvendo os aspectos relacionados com a Botânica despertou nos alunos de 1º ano do ensino médio, um interesse considerável sobre o estudo das plantas.