Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AULA PRÁTICA SOBRE MORFOLOGIA E HISTOLOGIA VEGETAL: UM INCENTIVO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Ao longo dos anos, as discussões relacionadas com as práticas educativas têm aumentado consideravelmente, onde os pesquisadores da grande área da educação buscam incessantemente por melhorias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. É necessário que os professores utilizem técnicas relevantes para estimular os alunos a buscarem pelo conhecimento no âmbito escolar. Neste sentido, objetivou-se desenvolver uma aula prática de Morfologia e Histologia Vegetal para estudantes do ensino médio, tendo como principal intuito, promover uma contextualização entre o conteúdo teórico descrito no livro didático, e a parte prática com os diferentes órgãos das plantas. O presente trabalho foi realizado no laboratório de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos (E.E.E.M.O.V.S.), localizada no município de Cuité, Paraíba. A aula prática foi ministrada aos alunos do ensino médio, mais especificamente do 1º ano “A”. Inicialmente, foi realizada uma abordagem teórica sobre o assunto proposto, e posteriormente, utilizou-se para o desenvolvimento da aula prática sobre Morfologia Vegetal, alguns órgãos de plantas, como o caule, raiz, folha, fruto, e flor. Em outro momento da aula prática, trabalhou-se o conteúdo de Histologia das plantas, onde se utilizou cortes histológicos dos mesmos órgãos observados pelos alunos anteriormente. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar no microscópio os tecidos vegetais, onde foi solicitado que eles desenhassem no caderno as estruturas e as células, e que em outro momento fizessem uma comparação com os esquemas e figuras presentes no livro didático. Sabendo-se da importância de complementar as aulas teóricas, com aulas práticas, para facilitar na aprendizagem significativa sobre todo o conhecimento repassado de forma expositiva, foi proposta uma observação de órgãos vegetais reais durante a aula no laboratório. Enquanto os alunos analisavam os órgãos vegetais, os ministrantes da aula fizeram indagações pertinentes sobre a função e aplicabilidade daquelas partes das plantas no cotidiano. Em outro momento, foram realizados cortes histológicos dos órgãos vegetais, e colocados em lâminas específicas para serem visualizados no microscópico. Os alunos ficaram muito empolgados com a proposta, e fizeram questionamentos em relação ao formato das células, e porque não se consegue enxerga-las a olho nu. Diante do exposto, conclui-se que é essencial o desenvolvimentos de atividades que estimulem a busca por conhecimentos dos alunos no âmbito escolar. A aula prática envolvendo os aspectos relacionados com a Botânica despertou nos alunos de 1º ano do ensino médio, um interesse considerável sobre o estudo das plantas.

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