A Química está relacionada com as necessidades dos seres humanos e faz parte das Ciências da Natureza. A disciplina deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações que ocorrem no mundo com fundamentos de forma abrangente e integrada. É necessário oportunizar o estudante para que envolva na busca de uma aprendizagem significativa, e partir dessa aprendizagem perceba a necessidade e desperta o interesse em estudar, para isso o docente deve relacionar os conhecimentos ensinados, com os que o sujeito possuem em sua vivência cotidiana, buscando formas que contribua para uma compreensão eficaz. A falta de experimentação nas aulas de química se dá muitas vezes pela falta de laboratórios equipados, falta de profissionais capacitados e outro fator é devido a necessidade do cumprimento das metas pré- estabelecidas, visando aprovações nos vestibulares e ENEM. Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de material alternativo de baixo custo e de fácil aquisição nas aulas práticas de Química, como instrumento didático-pedagógico para melhorar significativamente o ensino aprendizagem. Observa-se que as aulas práticas é o melhor método de aprendizagem, devido a oportunidade dos alunos participarem ativamente da realização, pois quanto mais integrada à teoria e a prática mais sólida se torna a aprendizagem. Portanto as aulas práticas é uma forma de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes para o estudo da química, contudo sabe-se que o uso de materiais alternativos não sanará todos os problemas metodológicos da disciplina, mas é preciso que o professor esteja disponível para tal finalidade, para que possa modificar suas práticas pedagógicas contribuindo com o êxito dos estudantes.