LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO INTEGRADO DE FÍSICA E QUÍMICA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18067 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 1790 "titulo" => "LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO INTEGRADO DE FÍSICA E QUÍMICA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE" "resumo" => "Com o intuito de sugerir modificações em nossas tradicionais aulas de física e química, que por muitas vezes ficam afixadas em nossas salas de aula, foi proposto uma inversão na sequência do ensino dos conceitos físicos e químicos abordados por este experimento. Todavia, a motivação partiu de uma percepção dos alunos na busca por conhecimento através de experiências mais dinâmicas e lúdicas e a possibilidade de integrar os conteúdos de forma a impulsionar o processo de ensino aprendizagem dos conceitos abordados por ambas as matérias e, ainda, como se trata de uma escola bilíngue foram utilizados termos técnicos e textos simples explicativos dos processos de montagem em inglês. Sabe-se que a falta de laboratórios bem estruturados nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro é uma realidade e por isso, se faz necessário, a criação de atividades onde o aluno pode transformar em realidade seus projetos, reformulando conceitos e conhecimentos a partir destas atividades de forma concreta e científica, ajudando assim a compreensão e a problematização de tais conteúdo em um ambiente para favorecer a construção do conhecimento. Os resultados sugerem que se pode criar um facilitador na construção do saber integrado e que pode se tornar um agente motivador proporcionando mais interesse em adquirir novos conhecimentos, já que em todos os momentos é o aluno o protagonista do seu próprio processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "AULA DIFERENCIADA, ENSINO INTEGRADO, FOGUETE, BILINGUE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1790_05052016153543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ROBERTO PETALI JUNIOR" "autor_nome_curto" => "PETALI" "autor_email" => "apetali@prof.educacao.rj." "autor_ies" => "UNITER - CURSANDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18067 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 212 "inscrito_id" => 1790 "titulo" => "LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO INTEGRADO DE FÍSICA E QUÍMICA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE" "resumo" => "Com o intuito de sugerir modificações em nossas tradicionais aulas de física e química, que por muitas vezes ficam afixadas em nossas salas de aula, foi proposto uma inversão na sequência do ensino dos conceitos físicos e químicos abordados por este experimento. Todavia, a motivação partiu de uma percepção dos alunos na busca por conhecimento através de experiências mais dinâmicas e lúdicas e a possibilidade de integrar os conteúdos de forma a impulsionar o processo de ensino aprendizagem dos conceitos abordados por ambas as matérias e, ainda, como se trata de uma escola bilíngue foram utilizados termos técnicos e textos simples explicativos dos processos de montagem em inglês. Sabe-se que a falta de laboratórios bem estruturados nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro é uma realidade e por isso, se faz necessário, a criação de atividades onde o aluno pode transformar em realidade seus projetos, reformulando conceitos e conhecimentos a partir destas atividades de forma concreta e científica, ajudando assim a compreensão e a problematização de tais conteúdo em um ambiente para favorecer a construção do conhecimento. Os resultados sugerem que se pode criar um facilitador na construção do saber integrado e que pode se tornar um agente motivador proporcionando mais interesse em adquirir novos conhecimentos, já que em todos os momentos é o aluno o protagonista do seu próprio processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Química" "palavra_chave" => "AULA DIFERENCIADA, ENSINO INTEGRADO, FOGUETE, BILINGUE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID1790_05052016153543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ROBERTO PETALI JUNIOR" "autor_nome_curto" => "PETALI" "autor_email" => "apetali@prof.educacao.rj." "autor_ies" => "UNITER - CURSANDO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }