As aulas de química orgânica no ensino médio são vistas como maçantes, expositivas e com memorização de conceitos e fórmulas, o que tem provocado elevados índices de reprovação e evasão. Para resgatar e estimular o interesse dos discentes por estas aulas é fundamental que o professor busque novas técnicas e metodologias que o auxiliem no processo de ensino e aprendizagem; dentre essas se destaca os jogos didáticos. Ante o apresentado o objetivo deste trabalho foi utilizar o jogo didático Dados Orgânicos como metodologia avaliativa para o conteúdo de funções orgânicas. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual localizada na cidade de Areia - PB e o público alvo foi constituído por 46 alunos de duas turmas de terceiro ano do ensino médio, sendo 28 da turma B e 18 da turma C. Inicialmente o professor deu uma breve revisão sobre o conteúdo abordado, em seguida foram repassadas as regras do jogo. A aplicação do jogo foi realizada separadamente nas turmas. O levantamento de dados foi realizado a partir da correção das fórmulas estruturais e da nomenclatura, elaborados durante a intervenção pelos grupos. Baseado nos resultados obtidos pode-se concluir que o jogo Dados Orgânicos foi uma excelente ferramenta metodológica para avaliar o conhecimento dos alunos sobre as funções orgânicas; por meio desta foi possível verificar um baixo nível de conhecimento dos alunos pesquisados em relação a este conteúdo, ficando evidente a necessidade do uso novas metodologias como os jogos didáticos para apresentar, ilustrar, revisar e ou contextualizar este conteúdo.