A Biologia tem como objeto de estudo a vida. Ao longo da história de vida do planeta, seus diversos processos e fenômenos são estudados organizados e estruturados com o objetivo de compreender a vida, desde os estudos da célula até as organizações sociais dos seres. A partir desse entendimento, considera-se que as ações metodológicas dos professores de Biologia devem ser construídas a fim de proporcionar aos alunos uma reflexão e aproximação dos conhecimentos biológicos para com sua vida. As novas estratégias propostas são um grande desafio para dos docentes, pois, os professores pouco participam da gestão e construção dos projetos políticos pedagógicos, onde esses são fundamentais, pois vivem cotidianamente os problemas que afetam o processo de ensino aprendizagem. A partir desse pensamento o principal objetivo desse trabalho foi investigar as concepções e perspectivas dos alunos da terceira série do ensino médio sobre o ensino de Biologia. Além disso, buscou-se identificar as ações metodológicas propostas pelos docentes da disciplina durante todo o ciclo do ensino médio. Realizada em duas escolas públicas da Cidade de João Pessoa- PB, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa-descritiva e quantitativa, e para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as concepções dos alunos quanto ao ensino de Biologia não são errôneas, porém são restritas a morfologia da palavra, e as ações metodológicas encontram-se restritas apenas ao tradicional. Ademais, os alunos puderam escrever um breve comentário sobre como foram as aulas de Biologia durante esses três anos e o que eles esperavam, onde os dados obtidos demonstram que as perspectivas dos alunos, quanto ao ensino, não são atendidas. A partir de então considera-se de grande importância reaver as ações metodológicas referentes ao Ensino de Biologia de forma que essas venham atender as perspectivas dos alunos proporcionando um maior interesse e significado ao seu processo de aprendizagem.