O presente trabalho traz uma proposta de ensino de cosmologia para alunos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental que consiste na realização de uma aula expositiva, seguida da exibição de um vídeo, culminando com a realização de uma atividade prática, abordando a evolução da cosmologia e do conhecimento do homem acerca do universo ao redor ao longo da história. O objetivo da atividade foi deixar os alunos a par das principais teorias que, no passado, buscaram explicar o universo e também das que são atualmente aceitas. A atividade proposta consistiu na apresentação de um vídeo sobre a importância do telescópio Hubble, suas descobertas e contribuições para a humanidade, assim como seu futuro, e, após a apresentação e discussão do vídeo foi realizado um experimento divertido de confecção de nebulosas em garrafas. A proposta pode ser a abertura para o desenvolvimento de um aprendizado mais aprofundado sobre o tema ou pode funcionar como uma oportunidade de abordagem única do mesmo, despertando e/ ou aumentando a curiosidade já existente no aluno para que busque aprender mais sobre o tema, tendo o professor como um facilitador. A proposta foi experimentalmente realizada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ) com resultados muito positivos. A simplicidade da proposta não requer que o professor que venha a aplica-la seja um expert no assunto, possibilitando que seja realizada por professores de Ciências que não tenham formação específica em Física.