Buscando compreender como tem se dado o processo de avaliação dos alunos com deficiência em escolas regulares de ensino público do município de Bayeux - PB discutimos neste trabalho temas referentes à inclusão escolar e à avaliação educacional, bem como as percepções de docentes nesta área. Assim sendo, partimos do delineamento destes dois conceitos: avaliação e inclusão educacional a fim de melhor compreender as falas das docentes elencadas e, em seguida, nos debruçamos num exercício de contínua análise das respostas recebidas. Para nortear nossa pesquisa nos utilizamos de autores como Mazzotta (2003), Sassaki (2006), Santiago (2011), entre outros. Adotamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa cujos métodos investigativos são a revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, no qual utilizamos como recursos metodológicos questionários aplicados, bem como observações participantes, uma vez que utilizamos também nossas observações enquanto sujeitos inseridos na realidade pesquisada. Como resultados, percebemos que ainda há muito a ser alcançado no sentido de que a inclusão, de fato, aconteça e entre os desafios, criar instrumentos avaliativos adequados e repensar a didática que temos usado em sala de aula, podem ser possíveis respostas frente à tamanha celeuma. Concluímos considerando a necessidade de uma ressignificação do conceito de aprendizagem para além das inteligências tradicionalmente valorizadas, bem como apontando a necessidade de uma continuidade de estudo que, assim como este, visem contribuir para a inclusão e efetiva aprendizagem das crianças com deficiência em nossas escolas.