Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPB

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, COMPONENTES CURRICULARES, LICENCIATURA, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
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Analisamos seis cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas tanto nas universidades federais como nas estaduais, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se, na UFPB um índice inferior no que concernem as disciplinas pedagógicas quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I, da UFPB.\r\nO trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Públicas de Ensino Superior dos Estad . 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho apresenta uma análise da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três Instituições Públicas de Ensino Superior dos Estados da Paraíba e Pernambuco, tendo como referências as legislações que regem a educação brasileira. Analisamos seis cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, no olhar das matrizes curriculares, dos fluxogramas de cada instituição e outros documentos publicados em nível nacional, levando-se em consideração os componentes curriculares e suas respectivas cargas horárias, que são requisitos obrigatórios para a obtenção do grau de licenciado. Através dos resultados obtidos, percebemos que os cursos estão buscando efetuar suas respectivas adequações, pois apresentam incoerências, variando as cargas horárias e as disciplinas tanto nas universidades federais como nas estaduais, através da compactação de disciplinas, com a redução do tempo de horas-aula, ou a eliminação de algumas disciplinas, para o ganho em quantidade de informações com outras. Estas confluências e ou divergências proporcionam uma perda significativa na qualidade dos conhecimentos fundamentais para a formação do profissional docente. Constata-se, na UFPB um índice inferior no que concernem as disciplinas pedagógicas quando comparadas às das outras IES, e a suposta deficiência na formação dos seus futuros profissionais. Essa análise contribuiu para uma possível reformulação da matriz curricular e a possibilidade de melhorar a qualidade da formação dos egressos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus I, da UFPB. .

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