Este trabalho surgiu durante as discussões da disciplina laboratório de ensino de sociologia, no curso de licenciatura em ciências sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, também, da experiência das autoras da pesquisa no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UERN). É motivado pelo debate da reintrodução da Sociologia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio, através da Lei 11.684/2008. Tem por objetivo discutir a transposição didática dos conteúdos no ensino de Sociologia, considerando a carga horária disponível para uma disciplina permeada por idas e vindas. Como empiria assenta-se na experiência de docentes e discentes de quatro escolas de nível médio do sistema público de ensino na cidade de Mossoró/RN. A leitura dessas experiências foi embasada no diálogo com ALMEIDA (2012), ARROYO (1998), MORAES E GUIMARÃES (2010), dentre outros. O estudo afirma a relevância do ensino de Sociologia na educação básica e a pertinência da sua inserção no debate sobre a reestruturação da disciplina de temas como a carga horária, a transposição didática dos conteúdos e a educação no espaço escolar para além da sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Sociologia, carga horária, didática.