O Pedagogo é o profissional que além de atuar na docência, é articulador dos trabalhos pedagógico e administrativo de uma unidade escolar. Assim, o presente trabalho deriva de uma pesquisa de campo com caráter qualitativo da disciplina Estágio Supervisonado I do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFCG, cujo objetivo é permitir, mediante a articulação de teoria e prática fundamentada na pesquisa científica, a vivência e a análise de práticas da gestão escolar. O desenvolvimento da proposta deu-se a partir de estudo téórico do tema em foco, visitas feitas a uma escola campo de estágio, entrevista ao gestor desta instituição educativa e ánalise dos dados obtidos. À luz dos estudos que fundamentam o estudo, (ANDRADE, 2002), (LIBÂNEO 2004), (MENDONÇA, 2001), dentre outros e a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional - LDB. A pesquisa ressalta a importância de conhecer a vivência e a rotina de um gestor escolar, sendo esse, também, campo de trabalho do pedagogo. Enfatiza a relevância em adotar a concepção democrática, a qual possibilita maior participação entre a comunidade e todos os membros da escola, propiciando assim, um espaço para trocas de ideias, opiniões e sugestões a respeito das decisões a serem tomadas pela gestão escolar.