LIMA, Judite. Escola regular e a educação inclusiva. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15987>. Acesso em: 22/11/2024 23:15
Este trabalho tem por finalidade observar como as pessoas com necessidades especiais são ensinadas e tratadas nas escolas regulares. O interesse por esse tema surgiu da finalidade de abordar o assunto inclusão, não apenas como um momento onde a criança ou adolescente se socializa, mas como resultado de atividades que contribuem com a aprendizagem de várias habilidades e também o da socialização, em relação às crianças especiais, sendo assim, a educação inclusiva constitui uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminação de qualquer natureza. A educação Especial é uma realidade presente nas escolas públicas e particulares do Brasil, entretanto o que se vê são crianças que carecem de cuidado especial em seu procedimento de ensino sendo matriculadas nas redes regulares de ensino público e privado, com professores e demais profissionais despreparados para acolher as necessidades específicas destes alunos, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) determina que alunos com de necessidades educacionais especiais sejam vinculados em escolas regulares, o que de fato está acontecendo, porém, os profissionais da educação, incluem professores e todos os demais profissionais da escola, sem nenhuma preparação para receber e atender os alunos com necessidades especiais. Esta análise tem como finalidade verificar a qualidade da escola regular em acatar a legislação aos alunos portadores de necessidades especiais, por meio de pesquisas bibliográficas sobre o tema.