O seguinte trabalho constituiu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e aplicação de uma intervenção aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Virgílio Furtado situada na cidade de Lajes Pintadas/RN. Este surgiu durante as aulas da disciplina Laboratório de Matemática no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Denominado Oficina: Construção e Aplicação do Jogo da Velha 3D teve como objetivo fundamental desenvolver noções de geometria plana. Desse modo, analisamos as possibilidades do jogo da velha 3D e percebemos que o mesmo em sua aplicação, trabalha noções de geometria espacial. Entretanto, procuramos refletir sobre esse recurso e notamos que a construção desse material possibilita o ensino e aprendizagem da geometria plana. O desenvolvimento de nossa intervenção pedagógica foi mediada por discentes do curso de Licenciatura em Matemática/Bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorreu obedecendo aos seguintes passos: inicialmente, apresentação do material, construção, aplicação do questionário e por fim, aplicação do jogo. Consideramos que essa ação contribuiu no aprendizado dos alunos, uma vez que tornou-se uma atividade prazerosa e interativa e ao mesmo tempo possibilitou aos envolvidos aprimorarem conceitos aprendido anteriormente.