O ensino de ciências vem ganhando formas alternativas para aplicação do conteúdo, e cabe ao professor colocá-las em ação para que as aulas tornem-se mais produtivas. Há, hoje, diversas formas de proporcionar a fixação do conhecimento adquirido, como estudos em grupos, estudo dirigido, atividades, aulas práticas, entre outros. Diversos conteúdos de Biologia são considerados complexos por alunos do ensino médio, e um deles é o conteúdo de “Zoologia dos Invertebrados”, especificadamente quando se trata dos “Protozoários”. Os alunos afirmam que não compreendem bem, determinados conteúdos ministrados por seus professores, e isso ocorre pelo simples fato de que, estes, repassam apenas o conteúdo e uma atividade convencional. Alternativas didáticas diferentes das atividades convencionais podem auxiliar e aprimorar o conhecimento dos alunos. Os jogos didáticos ajudam os alunos a compreender e ver os conteúdos de outras formas. Este trabalho tem como objetivo verificar o nível de aprendizado de alunos do ensino médio sobre o conteúdo de “Protozoários”, utilizando uma atividade lúdica denominada "Cruzada dos Protozoários". Foi confeccionada uma cruzada, feita no programa de computador Word 2007, em que cada quadrado da cruzada deveria ser colocado uma letra, formando palavras no final, e estas palavras eram sobre características específicas dos grupos de protozoários. Anteriormente à atividade, foi aplicado, aos alunos, um questionário (pré-teste), o qual tinha por objetivo saber o grau de conhecimento destes sobre o assunto. E, também, foi realizada uma aula explicativa com duração de 50 minutos sobre o assunto, utilizando o data-show como recurso didático. Após a aula, deu-se início à atividade sugerida. Ao término da atividade, os alunos responderam um pós-teste, como forma de demonstrar os conhecimentos adquiridos com a atividade. O pós-teste continha uma questão a mais que o pré-teste, sendo esta dissertativa para que os alunos deixassem sua opinião sobre a atividade realizada. Como resultado, foi possível conseguir a atenção e participação de toda a turma. A atividade foi bastante aceita pelos alunos e avaliada pelos mesmos, como uma ótima forma de revisar o conteúdo, pois aprenderam de uma maneira divertida. As notas das avaliações dos discentes aumentaram significativamente, evidenciando a eficácia da metodologia aplicada. Assim como a aula prática, alternativas didáticas para o Ensino de Ciências é uma metodologia aprovada pelos alunos, e deve ser utilizada pelo professor como uma ferramenta de complemento para suas aulas, pois com estas alternativas, as aulas podem tornar-se mais construtivas, tanto para docentes como para discentes.