A educação escolar brasileira frente à uma geração da tecnologia digital, assim como, a um contexto temporal em que é notório uma explosão cultural, sofre uma profunda crise e inserido neste choque de realidades, que formulam dificuldades, destaca-se a responsabilidade, ou protagonismo, do exercício docente. Partindo desta afirmação, este artigo propõe uma leitura sobre o exercício da docência como sendo um aglutinador das possíveis diferenças que formatam a identidade múltipla, que constitui e formata às práticas do corpo discente, no entanto, a principal proposta de intervenção perpassa por um, preponderantemente, importante exercício que deve ser realizado pelo docente: a ligação do conhecimento abstrato que é a matéria-prima de sua aula, simbioticamente, interligado à realidade vivenciada pelos alunos. Deste modo, pode-se dizer que existe a necessidade de um conhecimento prévio do contexto cultural, social e econômico que os interlocutores estão inseridos. Dito isto, a partir de uma revisão bibliográfica e da observação de uma sala de aula em uma escola pública, possibilitada pelo estágio docente de observação, este breve enunciado tem a pretensão de perpassar uma leitura, dentre múltiplas possíveis, da complexa atividade que é o exercício docente e empregar possibilidades à aplicação de um possível, assim como, necessário “fazer pedagógico”.