Este artigo objetiva discutir experiências vividas e resultados oriundos de uma investigação por meio de uma oficina realizada com 28 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede municipal da cidade de Guarabira /PB. Apresentamos proposta metodológica com pretensão de dar um novo significado ao modo como a Matemática é vista pelos estudantes, pois dentro desta perspectiva didática percebemos a Matemática de uma forma descontraída e contextualizada. As estatísticas apontam que a aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental, nos últimos anos, no Brasil, não tem apresentado bons resultados. É notável também, em relatos de muitos alunos, uma aversão ou afastamento com relação a disciplina. Diante de tal cenário, procuramos apresentar uma análise cuidadosa referente a aplicação de jogos Matemáticos no Ensino Fundamental, explorando as regras de o Jogo intitulado Jogando com o dado e o termômetro, bem como, produzindo um jogo aritmético. O objetivo é apresentar uma alternativa didática que enriqueça o repertório de professores e que aproxime um pouco mais os alunos quanto ao ensino da Matemática.