Este artigo traz o resultado da ação do Projeto Arumã sediado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), na formação de professores em educação inclusiva da rede pública estadual e municipal, sob o enfoque da inclusão escolar para pessoa com deficiência. A introdução alerta para a tomada de consciência por parte da sociedade e apresenta um panorama das políticas de inclusão, sobre a vida no trabalho das pessoas com deficiência e a necessidade convivência no espaço comum entre os normais. Quanto à metodologia, a pesquisa se revela bibliográfica, documental e quantitativa, que nos leva a um resultado apresentado em tabelas e gráficos. A discussão sobre o assunto cita a quarta edição do Projeto e mostra a evolução na participação dos professores inscritos assim como a aproximação do alcance da meta. Mostra ainda, o aumento do número de turmas nas cidades que antes, foram contempladas. Evidencia a mudança do pensamento por meio da tradução e reconstrução do pensar. A conclusão, apenas reflete a ideia central da proposta do Projeto Arumã e enfatiza a necessidade de mudanças na construção de uma nova pedagogia de ensino para formação de professores nos níveis municipal, estadual e federal.