Este trabalho tem como finalidade promover reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa, da relevância dos gêneros orais na sala de aula e a utilização de uma sequência didática como proposta didática envolvendo o gênero debate. O artigo também favorece discussões e questionamentos sobre a importância do professor planejar ações para o desenvolvimento de gêneros orais, criando contextos de produção específicos, desse modo, o aluno aprende a usar a língua oral de acordo com as características dos interlocutores e seu determinado lugar. O referencial teórico-metodológico traz contribuições de Marcuschi (2008), PCN ( 1997), Schneuwly e Dolz (2004),Traváglia (2009), entre outros. A pesquisa se caracteriza de natureza qualitativa, será realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, na turma do 9º ano, disciplina de Língua Portuguesa. A proposta tem como referência uma sequência didática realizada com o gênero oral debate durante dez dias. Os estudos acerca dos teóricos referenciados nesse trabalho, nos faz refletir sobre a necessidade dos docentes promoverem ações pedagógicas, onde os alunos possam refletir, exercitar e aprender a usar a fala adequadamente, de acordo com as necessidades do seu uso. O trabalho com os gêneros discursivos proporcionam o contato mais real com a linguagem, dando oportunidade de participarem efetivamente de diversas práticas sociais, fazendo uso de outra variedade oral da língua, que não seja a utilizada no seu cotidiano.