Neste artigo, reflete-se, sobre a necessidade de uma educação democrática, levando em consideração o fenômeno da globalização que altera os valores, éticos, morais e sociais requerendo, assim um pensar diferenciado nas metodologias educacionais em vista de uma transformação humana integral capaz de desconstruir os padrões eurocêntricos de privilégios e abrindo-se para considerar a diversidade, dialogando escola, sociedade e cultura em vista de uma construção de um saber multicultural. Contudo para que aconteça uma mudança efetiva inclui em um primeiro momento uma renovação de currículo, seja os de nível superior que preparam os profissionais para uma atuação igualitária, seja do ensino básico no sentido de propiciar uma maior discussão e reflexão considerando as diferenças para que aconteça uma modificação de consciência em vista de uma transformação humana. A educação no contexto atual precisa propiciar ações que valorizem a pluralidade e a diversidade cultural local e igualmente uma permuta com os produtores de conhecimento como teatro, música e tantos outros meios. Levando em consideração que a aprendizagem é algo que se vai construindo na cultura, e por isso não se pode compreendê-la como algo pronto e acabado, mas tendo em vista o tempo e o espaço em que estudantes e profissionais estão inseridos, e com os quais reinventa-se novas perspectivas de aprendizagem, buscando respostas e significados diferentes, cultivando os valores do respeito, da solidariedade e da alteridade, para que tanto o aluno sinta prazer em buscar conhecer como o professor perceber o agradável encanto em mediar o conhecimento.