A escola é um espaço de construção do conhecimento em diferentes níveis, dentro desse contexto escolar incluímos o ensino de leitura, esta, pois, enquanto atividade discursiva e prática sociocultural tornam-se imprescindível para a construção crítica e reflexiva dos alunos. Assim sendo o nosso trabalho tem como objetivo geral discutir as práticas de ensino de leitura para a formação de leitores críticos, bem como específicos refletir sobre a influência dos gêneros discursivos, crônica, tira e charges para essa formação. Mediante aos objetivos propostos, utilizamos uma pesquisa descritivo-analítica, de caráter qualitativo. Na qual enfocamos algumas discussões para o melhoramento das aulas de leituras sugerindo estratégias e temas para a abordagem em sala de aula. Para tanto o nosso trabalho tem como aporte teórico os autores: Solé (1998), Lira (2006), Motta (2009) Maia (2005), e os documentos oficiais PCN (1998), OCEM (2008) entre outros que nos ajudam a compreender a importância da leitura na formação dos discentes.