Este trabalho objetiva analisar as diversas manifestações linguísticas utilizadas no gênero anúncio publicitário, propagados em diferentes suportes. Para isso, procuramos investigar sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), como se dar a materialização das modalidades da língua como um recurso estratégico para a publicidade, e que revelam as diversas possibilidades de uso decorrentes das mais variadas instâncias comunicativas. Constitui o corpus desse trabalho três anúncios provenientes da mídia impressa veiculados em revistas e cartazes informativos. Para esse empreendimento, nos apoiamos em uma abordagem descritiva-interpretativa no qual lançamos um olhar qualitativo sobre os dados. As discussões aqui efetivadas são norteadas pelas contribuições teóricas de Furtado da Cunha, Costa e Cezario (2003), Martelotta (2008, 2011), Neves (2002, 2004, 2006, 2013), entre outros estudiosos. Esperamos que as reflexões realizadas possam incentivar os docentes de Língua Portuguesa, assim como os estudantes de Letras, futuros profissionais da área, a conceberem a língua em uma dimensão mais ampla, de modo que seja compreendida considerando sua diversidade, vendo-a não como um erro, mas como uma propriedade que a constitui.