Um dos temas mais discutidos no cotidiano da Geografia se concentra na proliferação dos conflitos étnicos que se destacam em algumas partes do Mundo, a África Subsaariana é uma de seus focos principais, sendo tomada por esses conflitos após a saída dos países europeus no período da Guerra fria, que criaram as fronteiras artificiais colocando etnias rivais num mesmo espaço geográfico, iniciando assim a proliferação dos conflitos civis que marcaram e que ainda marcam essa parte da África. É nesse contexto de ser um assunto que sempre estar em evidência, que a pesquisa foi feita, a partir da introdução de filmes que retratassem alguns desses conflitos e de como suas ações enfraquecem as fronteiras dos países, como modifica sua dinâmica espacial, econômica e política e como geram verdadeiros genocídios contra minorias étnicas que são duramente perseguidas. Sendo assim , na pesquisa foi usada uma metodologia qualitativa, com os alunos do 3° “A’ da E.E.E.M. Antônio Coelho Dantas, no município de Nova Palmeira – PB, região do Seridó Oriental Paraibano. O trabalho iniciou-se por um levantamento bibliográfico com o referencial teórico-metodológicas idéias de Freire e Caribé (2004) e Pontuschka, Paganelli E Cacete (2009) juntamente com o livro didático utilizado, partindo para a escolha de filmes que retratassem os temas propostos pelo conteúdo, sendo assim, foram escolhidos os filmes: “Lágrimas de Sol” (2003) dirigido por Antoine Fuqua e “Diamante de Sangue” (2007) dirigido por Edward Zwick. Filmes que retratam não só o terror da violência, mas as fragilidades das fronteiras, as arbitrariedades cometidas dentro delas, e o intenso processo de êxodo dos refugiados. A pesquisa busca a partir de seminários a partir dos filmes uma visão mais detalhada do aluno, bem como atenta para a imprescindível arma que é esse recurso dos filmes no cotidiano das aulas de Geografia, buscando assim dinamizar não só as aulas, mas em enriquecer a relação de ensino e aprendizagem entre alunos e Professor. O resultado foi imensamente satisfatório, visto que além da qualidade vistas nas apresentações, tanto na oralidade quanto no material produzido, também destacou debates entre os diferentes grupos que apresentaram os seminários. É notório concluir que o Professor precisa se conectar com a possibilidade dos recursos didáticos oferecidos pela tecnologia, e fazer bom uso destes, como os filmes, que oferece a chance de aprofundar mais o conteúdo, que muitas vezes é pouco detalhado no livro didático, e que pode se tornar uma ferramente indispensável na motivação dos alunos e um acréscimo valioso na aulas de Geografia, destacando que é preciso conectar bem o filme ao conteúdo lecionado.