O comprometimento por parte da escola com a disseminação de práticas metodológicas que respondam às necessidades mais imediatas dos alunos, que apresentam pouca aproximação com os textos literários não é eficaz. Na atualidade, o trabalho com textos literários na sala de aula ainda não contempla atividades que privilegiam a autonomia leitora, de modo que os alunos vivenciem como interagir com a mensagem textual e nela projetem os conhecimentos sobre aspectos da realidade, amparados pelo trabalho que o texto faz com a linguagem. Diante disso, este artigo tem o objetivo de discutir sobre a escolarização da literatura a partir dos processos de leitura literária abordadas em sala de aula, pois não é através de leituras e análises fragmentadas de textos literários que o aluno se constituirá um leitor proficiente, mas por meio de atividades que os incentivem a uma busca plena de sentido para si e para a sociedade onde ele está inserido. Para tanto, este artigo oferece embasamento teórico aos docentes da escola básica, o qual se construiu por meio da pesquisa bibliográfica que auxiliará estes professores no desenvolvimento de atividades com o texto literário, pautadas em pressupostos teóricos citados neste estudo. Este artigo aponta para o fato de que a escolarização adequada da literatura precisa ser desenvolvida pela escola de modo diversificado, prazeroso; categorizado de acordo com os gêneros literários, obedecendo às funções e especificidades de cada texto, situando-os no tempo e no espaço através do diálogo com o leitor, produtor de sentidos.
Escolarização da literatura, leitura, gêneros literários.