Esta investigação aborda pressupostos de sociolinguística no que concerne aos conceitos de: língua e poder, gramática tradicional, tipos e níveis de variação linguística. Reflete a concepção de erro a partir de uma abordagem sociolinguística objetivando de modo mais específico: (i) refletir acerca do papel da gramática normativa na noção de erro; (ii) entender a posição da sociolinguística sobre a língua; (iii) compreender o conceito de variação linguística; (iv) compreender o modo como a escola lida com as variedades linguísticas; (v) estabelecer as possíveis relações entre a temática em foco e as indicações dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN´s. Para alcançar tais objetivos adota-se como metodologia, a pesquisa qualitativa por meio do métodos da pesquisa bibliográfica na literatura tanto na literatura especializada quanto nos demais veículos de comunicação e informação. Ressalta-se ainda que a mistura de normas pode incorrer em erros. Os resultados apontam para a heterogeneidade da língua permitindo que as variações linguísticas sejam entendidas na sociolinguística como a língua em seu pleno funcionamento, dotada de um caráter social.