Diante ao grande desafio do educador de ciências naturais em tornar o ensino de Biologia significativo e contextualizado. Este artigo vem descrever a metodologia usada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio Inovador, de uma Escola publica, em Campina Grande-PB, no ano de 2015, decorrente do Programa PIBID. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver o ensino aprendizagem de forma contextualizada e significativa através de habilidades necessárias para a construção do conhecimento cientifico. A metodologia ocorreu em seis fases. Onde o primeiro momento realizamos observações , planejamentos e elaborações de intervenções didáticas nos encontros com o professor, o segundo momento foi o levantamento dos conhecimentos dos estudantes, onde se utilizou um questionário pré-diagnostico com perguntas dissertativas e de múltipla escolha além de um formulário socioeconômico que pressupõe o conhecimento acurado das condições sociais em que vivem os sujeitos aos quais elas se destinam, terceiro momento ocorreu a intervenção pedagógica, no quarto momento a realização da atividade experimental seguindo devidamente as diretrizes e normas regulamentadoras, ou seja, a resolução nª 466/2012 aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Saúde referente a pesquisas envolvendo seres humanos, no quinto momento foi a aplicação do pós-diagnostico e por fim o ultimo momento se deu com a analise e discussão de resultados. Os resultados comprovam a eficácia da experimentação, na construção do conhecimento cientifico para o processo ensino-aprendizagem em Biologia.