O ensino superior no Brasil foi por muitos anos reservado para uma parcela privilegiada da sociedade, tendo como principal função a formação das elites. Porém, atualmente, graças às políticas públicas de ações afirmativas e a constante luta dos movimentos educacionais pela ampliação da escola pública, a atenção também está voltada para jovens que são de origem popular e que antes não mantinham nenhuma perspectiva com relação a tal nível de ensino. Alguns programas do atual governo promovem o ingresso à universidade desta parcela da sociedade como o PROUNI (Programa Universidade para Todos), REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades Federais) e a política de cotas para alunos de escolas públicas, bem como a expansão dos Institutos Federais de Educação. Diante destas preocupações, a equipe do Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular à Universidade – diálogo universidade – comunidade, organizou uma pesquisa no ano de 2013 para levantar dados a condições de ensino-aprendizagem que interfere no acesso dos jovens de origem popular ao ensino superior. Este trabalho tem por objetivo discutir o acesso dos jovens de escolas públicas ao ensino superior, a partir desta pesquisa. Ele foi desenvolvido a partir da análise crítica dos levantamentos dos dados consultados na pesquisa qualitativa realizada pelos bolsistas e voluntários da equipe. Ela se desenvolveu em três escolas da grande João Pessoa e um educandário da cidade de Santa Rita que foram: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho localizada na cidade de Santa Rita-PB (Bairro Centro) e as demais na cidade de João Pessoa o Centro de Aprendizagem Integral da Criança - CAIC Damásio Franca (Bairro de Mangabeira), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Presidente Médici (Bairro Castelo Branco), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom José Maria Pires (Bairro das Indústrias). Através da análise dos dados constatamos que a maioria dos jovens tinham o desejo de cursar o ensino superior, principalmente nos cursos de engenharia, medicina e direito.