A pesquisa apresenta uma reflexão acerca do método Paulo Freire, conjugado a um estudo dos métodos tradicionais da alfabetização, pensados para ensinar às crianças a leitura e a escrita. Traz à baila um debate acerca dos princípios que os métodos recorrem para alfabetizar tanto os adultos como as crianças. Destaca o trabalho de Paulo Freire, enfatizando a contribuição do autor para a inauguração de um método para alfabetizar adultos, considerando suas experiências e suas histórias de vida . Optamos pela dialética como método de estudo para a pesquisa, tendo em vista que esta concebe o olhar do pesquisador em constante movimento, em razão da infinita riqueza que a realidade oferece. Os resultados da pesquisa apontam para a concepção do processo da alfabetização como um ato político, um esforço de humanização com vistas a tomar posse da realidade. Com destaque para a conscientização, os estudos sobre o trabalho de Freire mostram o respeito à linguagem do educando. A crença central da pesquisa assenta-se na ideia de que não basta apenas a escola ensinar a codificar e decodificar, o que tem sido uma prática histórica. Relevante é entender os estudantes enquanto sujeitos ativos no processo da aprendizagem, e, principalmente, criadores do ato educativo. Ensinar o jovem e o adulto a ler e escrever, é a base do projeto de Paulo Freire, todavia, seu propósito é muito mais ambicioso, seus investimentos estão voltados para que o educando seja capaz de analisar e entender aspectos de sua própria experiência existencial.