A textualidade é o resultado das características que fazem com que possamos diferenciar um amontoado de frases de um texto (COSTA VAL, 1991). Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade: a coerência e a coesão (de natureza linguística e conceitual); e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade (de natureza social e pragmática). Buscando uma atuação sociodiscursiva e interativa da linguagem, essas categorias são fundamentais para se planejar a produção escrita na escola. Sendo assim, busca-se averiguar se os fatores da textualidade têm fundamentado as atividades de produção textual dos livros didáticos, levando em consideração que esse recurso didático é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que professores e alunos têm acesso e dele se utilizam. A partir desse intuito, a metodologia será norteada pelos fatores da textualidade (BEAUGRANDE e DRESSLER, 1983 e COSTA VAL, 1991), na concepção interacionista da linguagem (MARCUSCHI, 2008 e ANTUNES, 2003, 2009, 2010) e na aplicabilidade desse referencial teórico-metodológico em atividades de produção textual de dois livros didáticos do 3º Ano do Ensino Médio de editoras distintas.