O lúdico é um método muito utilizado para dinamizar e fixar assuntos abordados em sala de aula. O jogo da memória aqui apresentado que objetiva diferenciar as causas de doenças, é de baixo custo e fácil aplicação, tendo sido elaborado no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Projeto Experiências Inovadoras entre Universidade e Escolas, da CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú–UVA e Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará-SEDUC. Objetivou-se com este trabalho a elaboração e avaliação de um jogo de memória, no que depois de desenvolvido foi aplicado a alunos do ensino médio da Escola de Ensino Médio Doutor João Ribeiro Ramos, município de Sobral, Ceará, em setembro de 2014. Para avaliação, antes e após a execução do jogo, aplicou-se um questionário com questões para a diferenciação de doenças causadas por fungos e vírus, e questões para análise da aprendizagem de informações ainda não conhecidas. Percebeu-se que inicialmente os alunos não conseguiam diferenciar doenças causadas por fungos de doenças causadas por vírus, logo após o jogo, os alunos mostraram-se capazes de diferenciar essas doenças. Mostrando assim a eficácia do jogo da memória.