SANTOS, Nadia Farias Dos et al.. Educação, mídia e discriminação racial. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15918>. Acesso em: 23/12/2024 12:41
este artigo intitulado Educação, mídia e discriminação racial tem como objetivo explicitar a invisibilidade das questões étnico-raciais em escolas da rede estadual de ensino da cidade de Patos-PB, e por meio da análise das práticas educativas dos professores, possibilitar a reflexão e uma maior percepção do fenômeno da discriminação racial no campo da educação. O Brasil é um país indiscutivelmente marcado por sua heterogeneidade cultural e humana. No que compete aos negros enquanto componentes desse cenário, sofreram e ainda vem sofrendo com a imagem construída nos séculos de exploração a que foram submetidos e ainda hoje marcam as histórias individuais e coletivas dessa parcela significativa da população brasileira. A mídia é um veículo disseminador de informações, culturas, estereótipos, referências. Ela é uma ferramenta poderosa na construção do imaginário coletivo. Pesquisa realizada com os professores das escolas públicas do ensino fundamental e médio da cidade de Patos na Paraíba. Estudo com enfoque quantitativo dominante com dados analisados na perspectiva estatística associada à análise qualitativa na busca de estabelecer uma melhor compreensão do fenômeno em estudo. Entre os dados coletados pela pesquisa, 29% dos professores admitem o despreparo para o trabalho com a temática em sala, dos 68% que atestaram estar preparados, 20% deles não se sentem confortável com o tema, muito menos em sala de aula. Em relação à invisibilidade das questões étnico-raciais não há dúvidas que a mídia exerce contribuição negativa na sociedade e consequentemente na escola ao negar representações sociais igualitárias aos negros (as).