Este presente artigo tem por objetivo analisar o ensino da gramática nas aulas de língua materna, observando o que prevalece nas práticas docentes atuais. Este estudo surgiu nas aulas da disciplina Tópicos de Gramática, ministrada no curso de Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, esta disciplina foi lecionada pela docente Mestra Débora Katiene Praxedes Costa Morais. O objetivo desse trabalho é identificar qual concepção gramatical é proposta em um livro didático de Língua Portuguesa para ser trabalhada com os alunos. Quanto à metodologia fizemos análise de um livro didático de uma escola pública estadual, da cidade de Governador Dix-Sept Rosado – RN, direcionado aos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como foco: o ensino da gramática em sala de aula e a metodologia que vem empregada no livro didático para ser usada pelos docentes e o aprofundamento da concepção gramatical mais utilizada no âmbito escolar. Tomamos como base teórica os seguintes autores: Antunes (2003; 2007), Carlos M. Horcades (2007), França (2000), Possenti (2004) e Travaglia (1996). Trazendo também conceitos de concepções gramaticais mais conhecidas, relacionando com ensino atual, e mostrando a importância da gramática normativa para o desenvolvimento da língua materna, concepção essa que é indispensável dentro da sala de aula e da matriz curricular. Após concluir a análise, é notório que a gramática normativa é fortemente utilizada nas escolas, com o propósito de uniformizar a comunicação entre os indivíduos.