PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16683 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 3071 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO" "resumo" => "Atualmente, a internet tem se apresentado como um ambiente propício para os estudantes encontrar trabalhos escolares prontos, e muitos não hesitam em copiá-los. Ante o exposto, objetivou-se com esse trabalho investigar a percepção de um grupo de estudantes universitários sobre esse fato. A pesquisa foi realizada com 31 bolsistas do Pibid dos cursos de Química e Biologia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraiba (PB). O instrumento de coleta de dados foi um questionário, composto por 13 questões objetivas e subjetivas. Com base na análise dos dados obtidos foi constatado que mais de 20% dos licenciandos em química não souberam definir o conceito de plágio e de domínio público, enquanto para os de Biologia o percentual não chegou a 10%; a maioria dos bolsistas que responderam ao questionário demonstram conhecer o plágio de maneira vaga. Constatamos também que não há uma compreensão em relação aos conceitos domínio público, acesso público e informações livres. É importante salientar que todos os bolsistas sabem que o plágio é crime e conhecem a gravidade desse ato. Quanto à questão de terem sido informados sobre plágio na formação acadêmica, 67% dos alunos de Química disseram que sim, e 54% de Biologia responderam de forma afirmativa. Infere-se, então, a necessidade das instituições de ensino superior implementar uma política voltada ao combate do plágio acadêmico no âmbito dos Cursos de Graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERNET, AUTORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3071_08092015225553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ALVES TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "BRUNA ALVES" "autor_email" => "bruna.alves.ifba@hotmail." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16683 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2316 "inscrito_id" => 3071 "titulo" => "PERCEPÇÃO DE BOLSISTAS DO PIBID SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO" "resumo" => "Atualmente, a internet tem se apresentado como um ambiente propício para os estudantes encontrar trabalhos escolares prontos, e muitos não hesitam em copiá-los. Ante o exposto, objetivou-se com esse trabalho investigar a percepção de um grupo de estudantes universitários sobre esse fato. A pesquisa foi realizada com 31 bolsistas do Pibid dos cursos de Química e Biologia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraiba (PB). O instrumento de coleta de dados foi um questionário, composto por 13 questões objetivas e subjetivas. Com base na análise dos dados obtidos foi constatado que mais de 20% dos licenciandos em química não souberam definir o conceito de plágio e de domínio público, enquanto para os de Biologia o percentual não chegou a 10%; a maioria dos bolsistas que responderam ao questionário demonstram conhecer o plágio de maneira vaga. Constatamos também que não há uma compreensão em relação aos conceitos domínio público, acesso público e informações livres. É importante salientar que todos os bolsistas sabem que o plágio é crime e conhecem a gravidade desse ato. Quanto à questão de terem sido informados sobre plágio na formação acadêmica, 67% dos alunos de Química disseram que sim, e 54% de Biologia responderam de forma afirmativa. Infere-se, então, a necessidade das instituições de ensino superior implementar uma política voltada ao combate do plágio acadêmico no âmbito dos Cursos de Graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERNET, AUTORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3071_08092015225553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ALVES TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "BRUNA ALVES" "autor_email" => "bruna.alves.ifba@hotmail." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }