Atualmente, a internet tem se apresentado como um ambiente propício para os estudantes encontrar trabalhos escolares prontos, e muitos não hesitam em copiá-los. Ante o exposto, objetivou-se com esse trabalho investigar a percepção de um grupo de estudantes universitários sobre esse fato. A pesquisa foi realizada com 31 bolsistas do Pibid dos cursos de Química e Biologia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraiba (PB). O instrumento de coleta de dados foi um questionário, composto por 13 questões objetivas e subjetivas. Com base na análise dos dados obtidos foi constatado que mais de 20% dos licenciandos em química não souberam definir o conceito de plágio e de domínio público, enquanto para os de Biologia o percentual não chegou a 10%; a maioria dos bolsistas que responderam ao questionário demonstram conhecer o plágio de maneira vaga. Constatamos também que não há uma compreensão em relação aos conceitos domínio público, acesso público e informações livres. É importante salientar que todos os bolsistas sabem que o plágio é crime e conhecem a gravidade desse ato. Quanto à questão de terem sido informados sobre plágio na formação acadêmica, 67% dos alunos de Química disseram que sim, e 54% de Biologia responderam de forma afirmativa. Infere-se, então, a necessidade das instituições de ensino superior implementar uma política voltada ao combate do plágio acadêmico no âmbito dos Cursos de Graduação.