O processo de Aprendizagem tem sido muito discutido, principalmente na vida escolar, e analisado ao longo da história de vida dos sujeitos. Nesse sentido, vêm merecendo destaque as discussões e pesquisas sobre as formas e os problemas da aprendizagem entre os profissionais das diversas áreas a fim de discutir o que é, como se dá, como compreender esse processo e suas particularidades. O objetivo desse trabalho é relacionar os principais conceitos das teorias da aprendizagem com o contexto escolar. Como método de procedimento se utilizará o método bibliográfico e método dedutivo, por meio da qual se fará uso de discussões teóricas por meio de livros, artigos e periódicos. A escola, enquanto instituição formadora deveria oferecer ao aluno a possibilidade de aprender de maneira autônoma, através de tentativas pessoais, mas preservando-se o princípio da cooperação, tanto entre alunos, como entre aluno e professor. Segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando o aluno a observar e a relacionar o conteúdo com as experiências reais, assim o ensino deve priorizar as experiências reais do sujeito, enquanto um ser inserido em um contexto social, onde o professor tem o papel de orientar para que os objetos sejam explorados pelos alunos. Em face ao exposto, pode-se dizer que considerar as abordagens e formas de ensinar, de considerar o sujeito, o mundo, a sociedade, a escola, a educação, a escola, o professor, o aluno, a metodologia de ensino e as formas de avaliação, são importantes tanto para o desenvolvimento como para o processo ensino-aprendizagem.