O artigo apresenta uma experiência exitosa com a leitura de literatura na formação de um grupo de bolsistas da Iniciação Científica no período de fevereiro a junho de 2015. A iniciativa - em andamento - é uma atividade proposta pelo grupo de pesquisa Ensino e linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, cuja finalidade é promover um espaço de mediação de leitura entre os alunos sob a orientação de um pós-graduando a partir das obras Primeiras estórias de Guimarães Rosa e Felicidade clandestina de Clarice Lispector. Nessa direção, este estudo tem como objetivo divulgar o efeito promissor do texto literário na formação do professor em formação inicial através do prazer estabelecido na leitura, destacando principalmente a concepção de leitura literária e suas estratégias de mediação. O estudo se alinha à vertente qualitativa e descritiva com base em princípios da pesquisa bibliográfica. Assim, a partir dos pressupostos teóricos da estética da recepção Jauss (1979) e Iser, (1996), utilizamos os estudos de Amarilha (2012, 2013), Souza (2004), Turchi; Silva (2006), dentre outros. Os resultados dessa experiência formativa apontam para a necessidade do reconhecimento da importância da leitura literária na formação inicial, tendo em vista sua contribuição para ampliar o repertório dos estudantes, além de disseminar a formação do leitor de literatura no âmbito acadêmico. É visível a recepção do aluno para com o texto, quando é previamente planejado, o que provoca um (re) pensar do lugar/função da literatura na formação do professor como um leitor para atuar na formação de novos leitores.