Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESGOSTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LITERÁRIO, DESGOSTO, ENSINO MÉDIO, ALUNO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16369 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 290 "titulo" => "O DESGOSTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho nasceu de uma investigação científica voltada para a observação com a atividade pedagógica no que se refere ao ensino/estudo da Literatura no ensino médio, nível de estudo no qual a Literatura faz parte efetiva da grande curricular. Tem por objetivo realizar um estudo sobre a pertinência do ensino de literatura nesta etapa de ensino e investigar quais os fatores que contribuem para o desgosto pela arte literária, uma vez que se tem observado de modo clarividente a presença de um sentimento de repulsa entre aluno e texto literário. Como campo de pesquisa, foi contemplada a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, localizada na cidade de Gurjão-PB, no nível médio da Educação Básica para a presente pesquisa, tal escolha foi feita tendo em vista a inexistência de outros níveis de ensino na referida escola, bem como ser o ensino médio mais propício para a pesquisa em pauta. O presente artigo descreve a necessidade de uma mudança na postura do professor no que se refere à metodologia do trabalho com literatura, uma vez que o corpo discente tem demonstrado desinteresse por tal área de estudo; desta forma, procuram-se alternativas para mudar o quadro evidenciado, dinamizando o trabalho literário. O referido escrito tem como meta principal corroborar a assertiva de que o estudo de literatura está situado num estado de falência, sendo uma consequência de atos pedagógicos equivocados, os quais provocam o desgosto pela literatura. Tomou-se com base para o referido estudo: COSSON (2009), JOBIM (2009), LAJOLO (2009), MARTINS (2006), PAULINO & COSSON (2009), TAVARES (2003), ZILBERMAN (2009), e ainda referências da rede mundial de computadores.O presente trabalho nasceu de uma investigação científica voltada para a observação com a atividade pedagógica no que se refere ao ensino/estudo da Literatura n" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LITERÁRIO, DESGOSTO, ENSINO MÉDIO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID290_20022015172334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUETÔNIO DE FARIAS MATIAS" "autor_nome_curto" => "SUETÔNIO" "autor_email" => "suetoniofarias@hotmail.co" "autor_ies" => "FURNE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16369 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 290 "titulo" => "O DESGOSTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho nasceu de uma investigação científica voltada para a observação com a atividade pedagógica no que se refere ao ensino/estudo da Literatura no ensino médio, nível de estudo no qual a Literatura faz parte efetiva da grande curricular. Tem por objetivo realizar um estudo sobre a pertinência do ensino de literatura nesta etapa de ensino e investigar quais os fatores que contribuem para o desgosto pela arte literária, uma vez que se tem observado de modo clarividente a presença de um sentimento de repulsa entre aluno e texto literário. Como campo de pesquisa, foi contemplada a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, localizada na cidade de Gurjão-PB, no nível médio da Educação Básica para a presente pesquisa, tal escolha foi feita tendo em vista a inexistência de outros níveis de ensino na referida escola, bem como ser o ensino médio mais propício para a pesquisa em pauta. O presente artigo descreve a necessidade de uma mudança na postura do professor no que se refere à metodologia do trabalho com literatura, uma vez que o corpo discente tem demonstrado desinteresse por tal área de estudo; desta forma, procuram-se alternativas para mudar o quadro evidenciado, dinamizando o trabalho literário. O referido escrito tem como meta principal corroborar a assertiva de que o estudo de literatura está situado num estado de falência, sendo uma consequência de atos pedagógicos equivocados, os quais provocam o desgosto pela literatura. Tomou-se com base para o referido estudo: COSSON (2009), JOBIM (2009), LAJOLO (2009), MARTINS (2006), PAULINO & COSSON (2009), TAVARES (2003), ZILBERMAN (2009), e ainda referências da rede mundial de computadores.O presente trabalho nasceu de uma investigação científica voltada para a observação com a atividade pedagógica no que se refere ao ensino/estudo da Literatura n" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "LITERÁRIO, DESGOSTO, ENSINO MÉDIO, ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID290_20022015172334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUETÔNIO DE FARIAS MATIAS" "autor_nome_curto" => "SUETÔNIO" "autor_email" => "suetoniofarias@hotmail.co" "autor_ies" => "FURNE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho nasceu de uma investigação científica voltada para a observação com a atividade pedagógica no que se refere ao ensino/estudo da Literatura no ensino médio, nível de estudo no qual a Literatura faz parte efetiva da grande curricular. Tem por objetivo realizar um estudo sobre a pertinência do ensino de literatura nesta etapa de ensino e investigar quais os fatores que contribuem para o desgosto pela arte literária, uma vez que se tem observado de modo clarividente a presença de um sentimento de repulsa entre aluno e texto literário. Como campo de pesquisa, foi contemplada a Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Juarez Maracajá”, localizada na cidade de Gurjão-PB, no nível médio da Educação Básica para a presente pesquisa, tal escolha foi feita tendo em vista a inexistência de outros níveis de ensino na referida escola, bem como ser o ensino médio mais propício para a pesquisa em pauta. O presente artigo descreve a necessidade de uma mudança na postura do professor no que se refere à metodologia do trabalho com literatura, uma vez que o corpo discente tem demonstrado desinteresse por tal área de estudo; desta forma, procuram-se alternativas para mudar o quadro evidenciado, dinamizando o trabalho literário. O referido escrito tem como meta principal corroborar a assertiva de que o estudo de literatura está situado num estado de falência, sendo uma consequência de atos pedagógicos equivocados, os quais provocam o desgosto pela literatura. Tomou-se com base para o referido estudo: COSSON (2009), JOBIM (2009), LAJOLO (2009), MARTINS (2006), PAULINO & COSSON (2009), TAVARES (2003), ZILBERMAN (2009), e ainda referências da rede mundial de computadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.