HILDEVÂNIA DA SILVA MONTE
RESUMO
Este artigo tem como objetivo discutir sobre o uso das novas tecnologias no contexto escolar. Nesse intuito, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Municipal Infantil Pequeno Mário na turma do segundo ano do Ensino Fundamental, no Município de José da Penha – RN. Diante disso, Foi realizado o processo de observação uma vez que podemos acompanhar uma aula em que a professora estava realizando uma pesquisa com os alunos, utilizando o computador para mostrar a letra da música “O sitio do Pica Pau Amarelo” tendo em vista que estavam trabalhando sobre o livro infantil. Partindo disso, algumas reflexões foram feitas na perspectiva da realização da intervenção sobre o uso dessas ferramentas de ensino. Para esta intervenção, foi feito um plano de aula para desenvolver uma atividade envolvendo a leitura e escrita através do Software Hot Potatoes J Close (atividade de lacuna) e foi ministrada uma aula através do computador e do aparelho de multimídia. Para tanto, temos como aportes teóricos os estudos de Caetano (2012) em que traz algumas considerações sobre o uso da ferramentas tecnológicas. Almeida ( 2005) com a temática tecnologias na escola, Filho ( SD) com abordagens sobre as tecnologias e a mediação do processo ensino aprendizagem, e demais estudiosos que discutem sobre essa temática. Os resultados encontrados nesta pesquisa foram de fundamental importância, pois podemos constatar que as aulas trabalhadas com a utilização das ferramentas tecnológicas é bastante produtiva para a aprendizagem dos alunos. É uma forma diversificada de compartilhar o conhecimento além de proporcionar um momento atrativo que instiga os aprendizes na construção dos saberes. É notório também que os professores necessitam de um processo de formação que possa condicioná-los a trabalhar com essas ferramentas, para assim, preparar suas atividades e aplicá-las na sala de aula.