Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA VERMICOMPOSTAGEM EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CUITÉ – PB

Palavra-chaves: SUSTENTABILIDADE, MINHOCULTURA, VERMICOMPOSTAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A vermicompostagem é um método de compostagem de resíduos orgânicos em que a minhoca participa na degradação da matéria orgânica resultando no vermicomposto ou “húmus de minhoca”. O presente trabalho abrangeu experiências prático-metodológicas no Ensino de Ciências e Biologia com a utilização de minhocários na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, Cuité – PB. O mesmo objetivou desenvolver atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental com ênfase na reciclagem do lixo orgânico da referida escola com a produção de composteiras a base de minhocas. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 3ª série “C” do Ensino Médio acerca do tema sustentabilidade, reciclagem de matéria orgânica e consumo consciente, reutilizando e reciclando os resíduos orgânicos que seriam descartados na escola, através de composteiras à base de minhocas fabricadas pelos estudantes com a reutilização de baldes de margarinas vazios e bandejas de plástico. Realizou-se a aplicação de questionários, um pré-avaliativo e outro ao final da execução das atividades planejadas. Enfatizou-se as formas diferenciadas e métodos alternativos de gestão do lixo produzido, de modo que, o mesmo fosse reaproveitado de forma sustentável, valorizando e levando conhecimentos científicos aos estudantes, reproduzindo esta experiência no cotidiano dos alunos, no que se refere à reciclagem do lixo orgânico domiciliar de cada um deles, na perspectiva de apontar alternativas viáveis para o desenvolvimento de uma nova forma de gestão de recursos naturais. Pôde-se observar a viabilidade sócio-educativa-ambiental da minhocultura escolar para vermicompostagem visando à educação para a relação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Observou-se que a horta inserida no ambiente escolar é um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental, unindo teoria e prática de forma interativa, auxiliando no processo ensino-aprendizagem e promovendo o trabalho coletivo e cooperado entre os atores envolvidos.

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