A questão da adolescência na escola muitas vezes é tratada como um “problema a ser resolvido”, no entanto, é através dessa perspectiva que se deve encará-la como um desafio pela busca da compreensão a respeito do que significa ser adolescente e estudante nos dias atuais. A base para a construção de melhores relacionamentos entre adolescentes e escola parece estar atrelada à vivência no cotidiano escolar. A instituição escolar e todos que dela fazem parte- professores, alunos, gestores, funcionários, familiares, entre outros- são parte integrante da sociedade e expressam de alguma forma os problemas e desafios sociais mais amplos. As ações desenvolvidas pelo Estado, nas instâncias Federais, Estaduais e Municipais, com vistas ao bem coletivo, recebem o nome de política. São vários os tipos de política existentes, dentre eles, a política educacional. No tocante à política educacional brasileira, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 2012), que serão melhor discutidas posteriormente, apontam para a centralidade dos jovens estudantes como sujeitos do processo educativo.