A prática docente é permeada por atribuições que conferem ao professor habilidades e saberes que fomentam o fazer docente. O estágio supervisionado, por sua vez, viabiliza o contato direto nos espaços de atuação para procedimentos de pesquisa, análise e prática que permitem a construção de uma identidade profissional e a reflexão diante dos processos formativos. Como espaço de excelência ao ser e fazer profissional, este componente curricular permite uma etapa significativa para aprendizagem dos formandos. Diante disso, o principal objetivo desse trabalho é relatar as experiências teórico-práticas, propiciadas pelas atividades inerentes ao componente curricular Estágio Supervisionado II que ocorreram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Mossoró- RN. Esta pesquisa tem como percurso metodológico um estudo bibliográfico pautado em pesquisas de autores como: Saviani (2005), Weffort (1996), Freire (1996), Pimenta e Lima (2012). Além disso, se configura como um relato de experiência por descrever aspectos vivenciados na observação e regência, etapas inerentes ao estágio no curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Como resultados, ressaltamos que a pesquisa, em geral, nos permitiu perceber aspectos relevantes que acendem sobre a formação docente, diferentes enfoques. Assim, consideramos esse momento, um processo de sucessivas descobertas e aprendizagens que agregam saberes/fazeres à postura profissional, permitindo refletir, pesquisar e aprimorar conhecimentos diante das problemáticas existentes no contexto educacional.