A educação matemática é um campo de pesquisa com muitas demandas, alguns preconceitos e também resistência por parte de educandos e docentes. Na Educação de Jovens e Adultos, a matemática escolarizada apresenta-se muitas vezes de forma descontextualizada dificultando a compreensão dos educandos. Por isso, é imprescindível que o trabalho voltado para EJA contemple as necessidades desse grupo que possui características tão peculiares. De acordo com Fonseca (2012, p. 49), “alunos e alunas da EJA percebem-se pressionados pelas demandas do mercado de trabalho e pelos critérios de uma sociedade onde o saber letrado é altamente valorizado” buscando assim as salas de aula da EJA. Percebendo as dificuldades dos educandos da EJA durante o período de estágio no Colégio Mul. Prof. Nivaldo Xavier de Araújo, a pesquisa foi voltada para o 1º Segmento, o qual apresenta características do período de alfabetização dos jovens e adultos e demanda a compreensão dos conteúdos, dos procedimentos e dos conceitos matemáticos por parte de docentes e educandos envolvidos no processo. Sendo assim, iremos investigar como se dá a educação de jovens e adultos na perspectiva da construção de conhecimento sobre problemas no campo aditivo com os educandos do 1º Segmento da EJA no Colégio Mul. Prof. Nivaldo Xavier de Araújo – PE. Com o intuito de responder essa questão, buscaremos identificar as dificuldades dos educandos por meio da elaboração de um perfil, aplicação de situações – problema e análise dos resultados obtidos.