O presente artigo tem como proposta, o ensino de resoluções de equações do 1º grau utilizando como recurso didático a História da Matemática e métodos matemáticos históricos, como a Regra do falso número e o método da inversão matemática como procedimentos resolutivos das equações. O objeto de estudo do presente artigo está inserido na área da Álgebra. O mesmo possui uma Avaliação Diagnóstica que foi elaborada para ser aplicada na turma do 8º ano do Ensino Fundamental, contemplando como objetivo geral: apresentar uma proposta didática para o ensino de equações do 1º grau que contemple diferentes métodos de soluções advindos da História da Matemática. Pretendemos com esse artigo desenvolver o ensino e a aprendizagem da álgebra através da História da Matemática, de forma que o processo educativo esteja comprometido com o conhecimento e não apenas com a técnica ou informação. A avaliação diagnóstica foi proposta com a finalidade de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, de verificar o domínio algébrico que eles possuíam, e de analisar como os alunos se comportavam quando lhes era proposto um problema algébrico que poderia também ser resolvido por métodos algébricos históricos. Com isso, pretendemos planejar melhor o ensino-aprendizagem da Álgebra e através da aplicação da avaliação diagnóstica verificarmos como está o pensamento algébrico dos alunos e se foram apresentados à eles, métodos históricos antigos para resolução de equações do 1º grau.