O presente estudo surge de nossas experiências como professoras da Educação Infantil, objetivando incentivar o respeito às diferenças e a construção positiva de identidades étnicorraciais entre as crianças através da literatura infantil. Apresentaremos como sugestões as obras literárias Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado); As Tranças de Bintou (Sylviane Anna Diouf Cosac Naify) e O Menino Marrom (Ziraldo), que se bem utilizadas oferecem às crianças conhecimentos acerca da diversidade étnicorracial e cultural do nosso país. Quanto à metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica e análise descritiva das referidas obras literárias infantis. A análise das questões propostas se apoia nos argumentos de Zilberman (2003) e Rosemberg (1985) que discorrem sobre a importância da literatura infantil na escola, se configurando como um gênero que também atua na construção ideológica, e em Munanga (2009) discutindo sobre o entendimento da chamada identidade negra no Brasil. Corroborando com a implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, o educador ao trabalhar com obras literárias que abordem a diversidade étnico-racial e cultural, promove um diálogo com o educando, proporcionando uma reorganização de suas percepções de si e do mundo, atuando no processo de construção e (re)afirmação identitária.