Neste estudo, a matematização dos indicadores da Educação Brasileira ocorre através de uma análise no Anuário da Educação Brasileira (2013) referente ao Ensino fundamental. Assim, objetivamos promover a discursão do tema através da criação de questões matemáticas que serão desenvolvidas para alunos do Ensino Fundamental. Dessa forma, problematizamos as dificuldades do Governo Federal em garantir uma educação básica de boa qualidade, gerando assim, uma análise crítica dos dados do Governo com relação a essa etapa da educação, através da criação de questões matemáticas. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisas realizadas nos dados oficiais do governo e análise de gráficos e tabelas que relatam a situação da educação brasileira nos Anuários já referidos. Obtemos como resultado que o nosso país a algumas décadas vem lutando para acabar com o analfabetismo, mais pouco conseguiu avançar nessa última década. Além disso, geramos questões matemáticas para serem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental, visando não apenas a promoção do conhecimento matemático, mas uma reflexão sobre nossa educação. Por fim, consideramos que tal estudo se torna muito importante para os futuros professores de matemática, pois traz uma abordagem de sua futura área de trabalho, a educação, tanto específica quanto pedagógica e política.