Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma busca e análise em periódicos das áreas de Ensino de Física e de Ciências de artigos que tratam do tema experimentação, classificando-os de acordo com a forma que apresentam a experimentação, os que trazem de aplicação em sala de aula e ainda a abordagem que utilizam. Procuramos identificar e analisar artigos que fossem além de uma simples proposta, ou seja, que apresentam resultados de trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Buscamos também trabalhos que apresentassem uma metodologia investigativa para se trabalhar as atividades experimentais no Ensino de Física. Para essa análise, diferenciamos o que seria um laboratório tradicional, de um laboratório investigativo. Especificamente, a busca concentrou-se nos volumes de alguns periódicos entre os anos de 2008 e primeiro semestre de 2015. Podemos perceber que de modo geral, existe um equilíbrio entre artigos aplicados em sala de aula e aqueles artigos que são apenas propostas de aplicação. A maior disparidade encontra-se em duas revistas nacionais onde uma apresenta a grande maioria dos artigos no formato proposta e outra contrariamente apresenta maior número de artigos aplicados em sala de aula. Através desse levantamento, percebemos que o tema experimentação é bem discutido, por mais que tenhamos encontrado apenas 51 artigos nos seis anos e meio de publicações dos periódicos pesquisados. Podemos dizer que muitas vezes, propostas e discussões ficam apenas no papel e não passam a serem práticas concretas.