SOUSA, Rosilene Silva. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/17132>. Acesso em: 05/11/2024 14:30
Inspirada no Projeto Aprender a ler, lendo – PALL e sobretudo em Motta Rocha (2002), a rádio escolar, vem sendo desenvolvido sob um olhar sócio cultural intitulado Rádio Escolar: Uma parceria no desenvolvimento da leitura e da escrita, vinculada a proposta de transformação das condições sociais de leiturização dos indivíduos em situação de deficiência na APAE-CG. Assim, implementamos e analisamos este Projeto que envolve todas as salas de aula dessa Instituição totalizando 180 alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla e 15 (quinze) alunos diretamente responsáveis por funcionar a rádio na Instituição.Mediante a realização do Projeto: “Rádio dos apaexonados”: Uma Parceria para Alfabetização, objetivamos beneficiar e colaborar na construção da leitura e escrita de maneira espontânea, significativa e prazerosa junto as pessoas excepcionais. O projeto tem por finalidade apresentar contribuições oferecidas pelo uso de uma rádio escolar na leitura, escrita e oralidade dos indivíduos em situação de deficiência, tendo em vista as grandes dificuldades de comunicação oral, leitura e escrita por eles vivenciadas. Nessa perspectiva nosso desejo é de que eles alcancem cada vez mais a sua autonomia e se transformem em protagonistas do processo de aprendizagem. Ler e escrever, durante muito tempo foi considerado decodificar códigos linguísticos,no entanto, esse paradigma foi desconstruído através de observações no cotidiano educacional, dando espaço a um novo modo de pensar e envolver o sujeito de maneira dinâmica, considerando seu conhecimento universal.