Este artigo se constitui como uma pesquisa social, de cunho bibliográfico, a despeito dos conceitos de leitura, literatura e letramento literário no que concerne ao cotidiano escolar do ensino fundamental. Objetivando realizar uma análise teórico-reflexiva sobre os conceitos citados, buscou-se entrever como a escola brasileira, especificamente a escola pública, pode encarar os mesmos dentro da prática metodológica dos professores. A partir das leituras realizadas, a importância da presença da leitura literária tornou-se clara desde os primeiros anos escolares, em busca de desenvolver a leitura e o letramento, propriamente dito. Diante das insuficiências apontadas por diversas avaliações, principalmente avaliações institucionais a nível nacional e internacional, a escola pública brasileira e os docentes – especialmente os do ensino fundamental – necessitam de um embasamento teórico consistente para consubstanciar sua prática. Para tanto, foram explorados alguns autores, tais como Cosson (2012), Terra (2014), Orlandi (2012), Soares (2006), entre outros, a fim de embasar a discussão e análise da problemática abordada: as dificuldades de implementação da leitura literária no ensino fundamental.