Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE E CULTURA AFRODESCENDENTE NA ESCOLA: UMA VISÃO REFLEXIVA

Palavra-chaves: CULTURA, DISCRIMINAÇÃO, PRECONCEITO, IDENTIDADE CULTURAL Pôster (PO) / Poster Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
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      Objetivando analisar a influência da cultura africana na construção da identidade cultural e social dos indivíduos afrodescendentes e alunos da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, no sentido de resgatar e reafirmar a valorização do ser negro, pensa-se então em uma visão reflexiva a partir das ações pedagógicas da própria escola.\r\n
      Uma visão reflexiva é feita a partir do trabalho de tutoria e acompanhamento das ações desenvolvidas no projeto de intervenção pedagógica elaborado pelos professores junto aos alunos, trabalho esse que é fruto das observações da não aceitação da cultura africana como descendência, bem como, o não reconhecimento da identidade afrodescendente por parte dos alunos, comunidade escolar e comunidade local. No projeto elaborado pelos docentes percebe-se a intenção de fornecer aos estudantes conhecimentos inerentes a sua própria cultura.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Considerando a relevância da cultura africana para a formação da sociedade brasileira pensa-se ser pertinente a análise da vivencia cultural e social dos alunos da Escola Padre Henrique Vieira pertencentes à comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no município o Cabo de Santo Agostinho no estado de Pernambuco. Objetivando analisar a influência da cultura africana na construção da identidade cultural e social dos indivíduos afrodescendentes e alunos da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, no sentido de resgatar e reafirmar a valorização do ser negro, pensa-se então em uma visão reflexiva a partir das ações pedagógicas da própria escola. Uma visão reflexiva é feita a partir do trabalho de tutoria e acompanhamento das ações desenvolvidas no projeto de intervenção pedagógica elaborado pelos professores junto aos alunos, trabalho esse que é fruto das observações da não aceitação da cultura africana como descendência, bem como, o não reconhecimento da identidade afrodescendente por parte dos alunos, comunidade escolar e comunidade local. No projeto elaborado pelos docentes percebe-se a intenção de fornecer aos estudantes conhecimentos inerentes a sua própria cultura.

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