Considerando a relevância da cultura africana para a formação da sociedade brasileira pensa-se ser pertinente a análise da vivencia cultural e social dos alunos da Escola Padre Henrique Vieira pertencentes à comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no município o Cabo de Santo Agostinho no estado de Pernambuco.
Objetivando analisar a influência da cultura africana na construção da identidade cultural e social dos indivíduos afrodescendentes e alunos da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, no sentido de resgatar e reafirmar a valorização do ser negro, pensa-se então em uma visão reflexiva a partir das ações pedagógicas da própria escola.
Uma visão reflexiva é feita a partir do trabalho de tutoria e acompanhamento das ações desenvolvidas no projeto de intervenção pedagógica elaborado pelos professores junto aos alunos, trabalho esse que é fruto das observações da não aceitação da cultura africana como descendência, bem como, o não reconhecimento da identidade afrodescendente por parte dos alunos, comunidade escolar e comunidade local. No projeto elaborado pelos docentes percebe-se a intenção de fornecer aos estudantes conhecimentos inerentes a sua própria cultura.