RESUMO
Essa pesquisa foi realizada com visitas no Instituto dos Cegos na Cidade de Campina Grande. Foram entrevistados os professores e observados os alunos com objetivos de analisar o aprendizado da Matemática especialmente a geometria.Verificamos que os alunos freqüentam as aulas normalmente na escola tradicional e vai até instituto em busca do apoio, um reforço didático apropriado com a assistência específica ao aluno cego que complementa suas aulas regulares. A principal dificuldade que o aluno enfrenta na escola regular é um ensino mais inclusivo especialmente para os cegos e professores com metodologias que seja para todos independente de sua deficiência. Se dirigir ao instituto não se trata de orientação, mas necessidade, pois somente lá o aluno tem um auxílio apropriado a suas necessidades especiais, pois temos professores capacitados em Braille e metodologias adequadas para o desenvolvimento do ensino e aprendizado desses alunos. Para o ensino da matemática, em especial, o conteúdo de geometria eles buscam e produzem seu próprio material que exemplifica e define conceitos abordados a partir de adaptações nas figuras que são utilizadas.