O presente artigo científico aborda os resultados de uma ação educativa desenvolvida na Escola Municipal do Ensino Fundamental José Augusto de Lira do município de Juarez Távora – Paraíba sobre avaliação externa. A ação educativa objetivou aumentar os índices apresentado no resultado da prova Brasil nos últimos anos na referida escola, intervindo nessa realidade oferecendo instrumentos que pudessem contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa desenvolvida é cunho bibliográfico acompanhada de um projeto de intervenção na escola que se configurou em aulãos nos finais de semana para que pudéssemos promover as habilidades e competências dos alunos com o propósito de aumentar cada vez mais o seu IDEB, proporcionando a estes alunos que serão alvo da prova aulas, explicações, estudos, debates, discussões, resolução de questões, leitura sobre as Matrizes da Prova Brasil frente às disciplinas Português e Matemática a luz dos descritores. Portanto os resultados deste estudo apontaram à necessidade de investimentos na formação dos professores e na preparação das turmas a serem avaliadas. Assim, com esse intuito que a pesquisa se desenvolveu na intenção de melhorar os resultados das provas externas, contribuindo para que a escola possa cada vez mais desenvolver as aprendizagens dos seus alunos (as) tendo como meta o alcance do seu IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).