O presente texto é parte dos resultados apontados e discutidos na dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, intitulada Turismo e Qualificação Profissional: As Experiências Vivenciadas entre os Integrantes da Associação de Condutores de Ecoturismo de Ilha Grande – Piauí/Brasil. Para tanto, houve a apropriação de uma perspectiva dialética. O fio condutor da analise se processa metodologicamente no entrelaçamento de fontes escritas e orais. Para isso, foi elencada uma abordagem qualitativa composta com pesquisas bibliográficas e de campo onde foi possível identificar e inserir os sujeitos de pesquisa através da História Oral. Tendo feito esse direcionamento, nesse ensaio será apresentada um breve histórico da Educação Profissional no Brasil, como ela se tornou uma proposta central para a qualificação dos trabalhadores do segmento do Turismo e de que forma essa política se manifesta entre os sujeitos dessa análise, os condutores de ecoturismo que atuam de forma sistemática no Delta do Parnaíba. Partindo de entrevistas e visitas de campo, foi possível perceber que a lógica que rege esse processo se conecta com a necessidade histórica de oferta de mão de obra barata e minimamente qualificada e que no setor do Turismo essa é uma premissa constante.