A elaboração do presente relato de experiência se deu apartir das experiências vivenciados pelos alunos bolsistas do PIBID – UEPB – CAPES da Escola Estadual João de Oliveira Chaves durante o período de intervenção em que foi trabalhada a aplicação de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para as turmas do ensino fundamental e médio daquela escola. O foco foi na realização da primeira fase de provas de anos anteriores e trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3. Nosso objetivo era investigar o que os alunos esperam da prova e sobre o envolvimento deles com a OBMEP que pode e deve ser considerada como uma espécie de competição matemática e ainda pretendíamos investigar os conhecimentos prévios que os alunos têm para a realização dessas provas. Durante as semanas de aplicação da OBMEP em cada turma onde foi possível realizar a atividade de intervenção percebemos dos alunos que a minoria está interessada com a prova e que muitos necessitavam de atividades para aprimorar seus conhecimentos matemáticos e melhorar seu desempenho na olímpiada. Percebemos que os alunos têm apatia diante da leitura e em certos momentos eles deixam de ler a questão e marcam uma alternativa aleatoriamente sem está ciente se aquela é correta ou errada. O tempo estimado para a realização da prova é um dos obstáculos para aqueles alunos que realmente estão engajados em resolver as questões propostas e assim obtendo uma classificação para a segunda fase.